100 anos da marca Formica®

O sucesso no Brasil 

Foi justamente nesta época definida pela explosão do desejo da população em adquirir móveis com visual elegante, revestidos com os laminados decorativos da marca, que a Formica® desembarcou no Brasil, passando a comercializar seus produtos no país.

Faz parte da história da Formica® aqui no país a Plásticos do Brasil Ltda. Fundada em 1953, no bairro da Barra Funda em S.Paulo, a empresa produzia lonas de freio, pó de moldagem, formol e resinas sintéticas, era pioneira por oferecer os laminados da marca Formica® no país, apresentando o primeiro laminado plástico de alta pressão produzido no Brasil em 1956.

Ao final do ano de 1981 nascia aquele que seria o maior fabricante de laminados decorativos da América Latina e um grande grupo industrial com um conglomerado de empresas atuando em vários segmentos de negócios. Um grupo então não muito conhecido, o Grupo Gusmão dos Santos comprava a Plásticos do Brasil. 

Com uma estratégia bem definida e uma visão de futuro que seria alcançada com uma inabalável persistência, a nova Plásticos do Brasil passou a dedicar seus esforços na oferta de produtos e na exigência da qualidade, e em 1983 lançou a marca fantasia Formiline.

O Grupo cresceu e com ele a Formiline também. Com a desistência da Cyanamid Química do Brasil (na época detentora da marca Formica® no Brasil) no negócio de laminados, o grupo compra logo no início dos anos 90 a fábrica da Vila Leopoldina da Cyanamid e a marca Formica® para toda a América do Sul, exceto Colômbia e Venezuela.

A Formica®, no Brasil, é desde então, uma marca de propriedade da Formiline e é a marca do segmento mais conhecida no mundo. Além de ser a maior fabricante de laminados decorativos da América Latina. São duas grandes unidades produtivas: a principal em Suzano (São Paulo) e a segunda na Argentina.

A marca cresce cada vez mais, e suas completas e versáteis soluções repercutem no passado, presente e futuro do design dos projetos residenciais e comerciais.

Veja também: Um dos símbolos mais reconhecidos