100 anos da marca Formica®

Um dos símbolos mais reconhecidos

A Formica® é muitas vezes, erroneamente, tratada como sinônimo de seu produto, laminado decorativo de alta pressão, mas Formica® é marca registrada e não produto. Dentre os símbolos corporativos mais reconhecidos em todo o mundo está o logotipo da marca, que progrediu de simples letras, para um logotipo moderno e elegante, formando uma atraente combinação de expressão e simplicidade.

O logotipo mais antigo foi criado em 1930, o traço da parte superior da letra "F" é um arco, que enquadra e abriga o restante das letras para evocar uma superfície laminada, lisa e protetora. Temas voltados para o consumidor apareciam muitas vezes abaixo da palavra Formica®: Ligação com a Beleza, Em Casa com as Pessoas ou No Trabalho na Indústria. 

Nos anos 50, a Formica® contratou a empresa de design, Raymond Loewy Associates, para criar um novo logotipo que transmitisse a evolução da empresa. O "F" inicial da marca foi concebido como uma "bigorna" e a palavra "Brand" era para explicar que se tratava de uma marca conceituada, e de "laminated plastic" referência ao produto fabricado.

Em 1980, o designer Michael Abramson modificou o "F" em formato de bigorna que ganhou uma cor vermelha sólida, o novo logotipo ficou mais claro e legível, adequado para a crescente proeminência da empresa. 

Hoje, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas a identidade da Formica®, em vermelho e preto, é um símbolo distinto e claro da marca número 1 em revestimentos.

Formica® 1930 Logotipo de 1930
O traço superior da letra "F" abriga as demais letras, evocando uma superfície laminada, lisa e protetora. Abaixo da palavra "Formica®" haviam temas voltados ao consumidor.
Formica® 1950 Logotipo de 1950
Criado para transmitir a evolução da empresa. O "F" do logotipo foi concebido como uma bigorna, a palavra "Brand" fazia referência a conceituada marca e "laminated plastic" ao produto.
Formica® 1960 Logotipo de 1960
Com a letra "F" mais estável e firme manteve-se a palavra "Brand".
Formica® atual Logotipo de 1980
A letra "F" ganhou uma cor vermelha sólida, resultando em um logotipo mais claro e legível, um símbolo exímio da marca.
Formica® atual Logotipo com Redbox de 2010
O logotipo branco em um retângulo vermelho, o Formica® Redbox, foi desenvolvido para se destacar e se distinguir dos elementos gráficos ao seu redor, podendo ser utilizado em fundos diversos, como fotográfico, colorido ou texturizado.

Veja também: O sucesso no Brasil